Bolo Amanteigado Veludo Branco

Oi oi gente,

Aqui para vocês a receita atualizada do meu bolo amanteigado. Receita versátil que serve para rechear com brigadeiro, buttercream… fazer bolo naked ou cobrir com pasta americana. Bolo perfeito até para fazer bolo esculpido!

Passa lá no canal, no vídeo eu faço um bolo de 20cm, mas porque eu sei que vocês iam pedir já coloquei aqui a receita para o bolo de 15, 18, 21, 23, 25 e 30cm 🙂

Essa é a que eu mais gosto receita que eu gosto feita só com claras Bolo Veludo Branco. Para a receita feita com ovos inteiros, você precisa assistir o vídeo para entender 😉

Bolo Amanteigado Veludo Branco by Berliosca

Para fazer o download ou imprimir a receita clique no penúltimo botão da barra cinza

Me contem o que acharam nos comentários.

Beijo e até a próxima,

Chris

quem gostou compartilha ~ share this at

Comments

  1. Janice Lapeyre says:

    Mais uma receita maravilhosa com tudo bem explicado. Muito obrigada!

    • boa tarde,tem como vc me explicar a quantidade de fermento que não estou entendendo?

      • Berliosca says:

        Está explicado na própria receita Carlos, São 4.9 gramas para cada colher de chá de fermento e é só multiplicar pela quantidade pedida na receita. Só que a balança tem que ser muito boa para medir quantidades tão pequenas, então recomendo colheres medidoras padrão.

  2. Cris, obrigada por compartilhar seu conhecimento. Mas eu tenho uma dúvida: essa tabela é muito interessante e pratica, mas ela é para uma camada de bolo, digo em torno de 2cm de altura? Se sim, eu posso usar uma forma alta, e assar todas as camadas necessárias de uma só vez?

    • Oi Michele,
      O rendimento de cada uma das receita é de um bolo. Isso significa que a receita para cada tamanho de assadeira vai render um bolo daquele diâmetro. Se você assar como eu, pegue a massa e divida em três assadeiras de 4/5 cm de altura. Você também pode assar dividindo a massa em duas formas de 7/8cm ou então assar tudo numa forma de 10cm de altura.

  3. Michele Carvalho says:

    Muito obrigada por responder, sempre atenciosa e gentil! Mas tenho outra dúvida, esta relacionada à farinha. Eu moro nos Estados Unidos, e até então, usava a farinha adaptada. Pesquisei sobre “cake flour” e fiquei perdida com as opções. Você tem alguma marca que recomende? Não sei qual comprar. Obrigada mais uma vez pela atenção!

  4. Oi Chris e pra fazer em forma retangular de 30 centímetros?

  5. Posso colorir esta massa?

    • Pode sim. Se você for fazer a massa toda de uma cor só eu sugiro tingir os ingredientes líquidos, tanto faz tingir as claras ou o leite/buttermilk. Se você for fazer várias cores você vai precisar tingir depois da massa pronta, daí cuide para não misturar demais para não desenvolver gluten.

  6. Oi Chris, descubri este canal semana passada gostei muito e ja copiei varias receitas. Amei essa receita bolo veludo branco usando apenas Clara, vou fazer. Mas tenho uma pergunta e gostaria muito que me desse uma dica. Costumo fazer Cupcakes e sempre espero que fiquem branquinhos mas não da certo, nesse caso tirar as gemas ajudaria? Como posso fazer? Desde ja Obrigado

  7. Vera Lúcia says:

    Cris as minhas assadeiras São de naked Cake, aquelas com 3cm de altura. A massa da para quantas assadeiras dessas?
    Utilizo está para não precisar fatiar os bolos, assim mantém mais ainda a estrutura.
    Outra dúvida, como saber o teor de cinzas da farinha, pois a proteína vem nas embalagens a vinda não.

    • Rose Almeida says:

      Vera, vc pode assar a massa na assadeira de naked, é só não colocar muita massa, pq ela crescerá e poderá transbordar. Eu já fiz essa massa em forma de 5 cm e de 7 cm e rende bem, faça um teste.

  8. Amo essa massa! Meu pai apelidou de bolo Santista, acho q era uma marca da época de infância dele. O bolo até congelado é gostoso, e a cor linda obrigada Cris

  9. Boa noite Chris.

    Uma dúvida. Quando você pede 300g de buttermilk, no caso do buttermilk feito em casa com leite e limão, os 300g se refere à mistura final do leite com o limão ou 300g de leite + 15g (+ ou -) de limão, totalizando 315g de buttermilk ?

    Obrigado!

  10. Vilma nogueira says:

    Bom dia Chris ! Comecei a comercializar bolos e condesso q estou amando suas dicas . O bolo amanteigado de chcolate leva luita manteiga, serianpossivel diminuir um pouco? Vc ja trabalhou com fecula de batata ? Tenho recebido inumeros pedidos para fazer bolo com fecula de batata oor ela nao conter gluten , vc tem como me ajudar a desenvolver alguma receita usando fecula de BATATA ? Grata pela ajuda ?

  11. Amanda Siqueira says:

    Olá!! Posso substituir o açúcar por mel de abelha? Qual seria a proporção?

  12. Boa noite,para uma forma de 30 cm. leva 1kilo e 50 gramas de açúcar,56,35 gr. de fermento e 596 gr.de manteiga?desde já agradeço à atenção.

  13. Adriana says:

    Chris,usei essa medida pra forma de 18 achei medida do fermento muito para a quantidade de trigo

  14. Também achei

  15. Cláudia Gardenia says:

    Oi minha amada amei esta receita,somente uma dúvida
    as claras e buttermilke e a essência são todos em um recipiente. Ou as claras ficam em um recipiente separadamente?

    • Berliosca says:

      Num recipiente você mistura as claras + 1/4 do buttermilk + a essência. O restante do buttermilk é que fica separado num outro recipiente até a hora de misturar com a os ingredientes secos na tigela da batedeira.
      Assiste o vídeo que eu mostro direitinho.

Speak Your Mind

*