Dicas da Chris #5 – Colocar o bolo com pasta na geladeira, pode ou não pode?

Eu ponho sempre, mas com o devido cuidado.

Mas não porque a pasta daqui é melhor. Até tem marca de pasta que é melhor que outras, mas não é a marca da pasta que permite o bolo ser colocado na geladeira, é o fato dele estar devidamente protegido.

O que você precisa entender é o seguinte, não é a pasta daqui que é milagrosa, o que ajuda é o clima e principalmente a forma de acondicionar o bolo. Colocar bolo com pasta na geladeira é o um super debate em qualquer lugar do mundo. Tem gente que diz que pode e tem gente que jura que não pode. Eu falo aqui pra você que eu coloco todos os meus bolos na geladeira, pode acreditar. Não podemos pra mudar o clima (senão eu aumentava o dias de verão por aqui), mas podemos acondicionar o bolo corretamente.

Ao colocar o bolo na geladeira, qualquer pasta vai absorver a umidade tanto da geladeira como do próprio bolo. Ao retirar a pasta vai “suar” por causa do choque térmico, a umidade condensa e vai pra superfície do bolo e isso acontece com qualquer marca de pasta. Se o bolo sai da geladeira mas continua num ambiente ar-condicionado a pasta vai suar menos, mas não é o ar-condicionado, é o choque térmico menor em função da diferença menor de temperatura. Mas daí o bolo vai pro carro e pra casa do cliente sem ar e a pasta mela, não tem milagre.

O segredo não é o que fazer depois que a pasta sua é o que fazer ANTES. O bolo tem que ir pra geladeira dentro de caixa de papelão. E ao retirar o bolo da geladeira ele deve ficar dentro da mesma caixa de papelão por um tempo. O papelão não só protege o bolo da umidade da geladeira, como ao retirar o bolo da geladeira o papelão absorve a umidade que ficaria na superfície da pasta.

Eu transporto todos os meus bolos em caixas de mudança (ensino como fazer na próxima dica). Isso porque meus bolos são grandes e normalmente não existem caixas de bolo que serviriam. Mas mesmo se existissem caixas de bolo grandes eu ainda assim usaria caixas de mudança porque são feitas com um papelão mais grosso que caixa normal de bolo, logo protege melhor da umidade. Em alguns lugares mais quentes/úmidos as pessoas passam plástico filme em volta da caixa inteira para vedar ainda mais e proteger da umidade.

Mas tem gente que faz diferente, como por exemplo o famoso cake designer americano Ron Ben-Israel. Ele coloca os bolos com pasta na geladeira sem caixa. Sabe porquê? Porque a umidade das geladeiras dele são reguladas, mas isso custa caro e não é qualquer geladeira que permite regulagem. Só mesmo pra quem pode. Então para nós mortais a caixa de papelão é a solução. Lembrem o segredo é evitar que a umidade chegue no bolo.

Posso então só embalar o bolo em celofane?

O celofane pode até proteger o bolo, mas não absorve a umidade como o papelão. Então pra mim não serve.

Mas preciso ter uma geladeira exclusiva para bolos?

Não necessariamente. Eu faço muitos bolos e grandes, então tenho uma geladeira exclusiva pra isso, mas mesmo se a sua geladeira não é exclusiva, desde que a caixa caiba inteira lá dentro não tem problema.O papelão nesse caso vai proteger o bolo também de absorver os odores dos outros alimentos que estão na geladeira.

Ai Chris, mas você garante que dá certo?

Como eu falei, t-o-d-o-s os meus bolo vão pra geladeira, antes e depois da pasta. Mas só existe um jeito de você saber se dá certo na sua cidade, fazendo um teste. O resultado vai depender não só em função da diferença de clima, mas vai também depender da sua geladeira e de como você acondiciona o bolo. Mas não espere pra fazer o teste com bolo de cliente hein, esse tipo de teste você faz com um bolo pra sua família. Você descobre se dá certo ou não colocar na geladeira e a sua família agradece pelo bolo.

Até a próxima,
Chris

quem gostou compartilha ~ share this at

Comments

  1. mauricio says:

    Obrigado pela resposta, fico agradecido

  2. Ivy Santos says:

    Já virei sua fã!
    Vi os vídeos no youtube e são os melhores que ja vi, da o pulo do gato coisa que é muitoooo rara! fiz o seu bolo amanteigado e ficou maravilhosooooooo! amei! agora vou testar o buttercream rsrs.!
    Obrigada por compartilhar de uma maneira tão especial seu conhecimentos…!
    bjOsssssssss

  3. Chris, vi seu vídeo do bolo e resolvi fazer. Ficou taaao taaaao taaao bom, que me empolguei e fiz o buttercream e a ganache. Ficou tudo maravilhoso! Muito obrigada pela generosidade!
    Agora estou com uma dúvida na montagem.
    Eu vi uma pasta caseira de açúcar impalpável com leite condensado e já fiz um pouquinho aqui e ficou muito gostosa.
    Porém, nunca usei pasta americana e não sei se seria melhor ou pior, levando em consideração a parte estética e a facilidade de uso.
    O que vc acha melhor?
    Outra dúvida: na hora de montar o bolo, é necessário colocar em aro e prensar?
    Desde já, agradeço

    • Berliosca says:

      Oi Kika, que bom que você gostou das receitas. Estou voltando pro youtube agora e vai entrar mais coisa no ar.

      Eu nunca usei essa pasta de leite condensado então não posso falar. Mas o resultado usando pasta americana é ‘universal’. Logo logo vou colocar uma série de videos sobre montagem e finalização que vai incluir cobertura com pasta. Se inscreve no canal que você fica sabendo quando.

      Agora sobre prensar… eu N-U-N-C-A prenso e ensino que não precisa prensar. Agora se quiser montar no aro tudo bem.

      youtube.com/berliosca
      instagram @berliosca
      facebook.com/berliosca
      facebook.com/MadameBerliosca

  4. Chris Uchôa says:

    Amei tudo que tenho visto VC nos ensinar,parabéns… Já virei fã sem sombras de dúvidas .

  5. Ana Paula says:

    Estava insegura, agora passou. Fiquei mais calma e feliz com esta dica. Abraços. Sucesso.

  6. Boa noite, cheguei no seu post, pois fiz um bolo hoje, e fui olhar, ele é para amanhã. Procurei uma caixa, mas não encontrei, o que eu posso fazer? estou morrendo de medo.

  7. Comprei um bolo por compra coletiva e não sabia q não podia retirar no sábado ( o aniversário é no domingo) pra piorar a situação sexta-feira será feriado a única solução foi pegar o bolo na quinta-feira! Será que consigo conservar a pasta americana todos esses dias com essa dica! Não vou nem servir o bolo sob o risco de ter estragado, mas preciso pelo menos usar de forma criativa

  8. suhelen says:

    Olá, Boa Noite! posso fazer o bolo em uma quarta pela manhã e usá lo na quinta a tarde nesse sistema da geladeira?

  9. Fernanda says:

    Boa noite, estava lendo sua dica e estou com uma enorme dúvida. Poderia me ajudar? Estou com uma encomenda de bolo no tema unicornio. A cliente pediu q fosse em pasta americana. Eu já fiz um desse tema e usei a cobertura para os detalhes da crina do unicornio com chantinhinho. Só q percebi q depois de um tempo ele estava deslizando pela pasta. Agora estou com receio de fazer dessa forma novamente. Poderia me dizer o que posso fazer para isto não acontecer mais uma vez? Ou se teria outra cobertura que eu pudesse usar em cima da pasta e que obtivesse o mesmo efeito do chantinhinho? Agradeço imensamente se pudesse me responder. Obrigada

  10. Elisabete da Silva Morais says:

    Por quantas horas antes da entrega, eu posso deixar o bolo decorado com pasta?

  11. Quanto tempo o bolo dura na com a pasta americana na geladeira?

  12. Nayra christina says:

    pode coloca o bolo dentro de um carro com o ar ligado e viajar e ele ao derrete?

  13. Branca Rodrigues says:

    Olá, amei saber sobre o bolo na geladeira. Já tive um pequeno incidente por conta da temperatura e acabei passando vergonha! Mas queria saber o qual recheio posso colocar antes da pasta para que ela fique bem grudada? Obrigada desde já !

Speak Your Mind

*