To all my english-speaking readers, I am sorry this post is going to be in Portuguese. Writing here is a way I am using to answer to most of my students in Brazil and Portugal, who have been struggling with recipes and techniques and writing me countless emails I don’t seen to be able to catch up replying to. Ever. Right now I won’t promise I’ll be writing in both Portuguese and English, but I’ll try. Meanwhile I hope Google translator can assist you. I don’t use Google Chrome but I’ve been told that it translates any page automatically to the language in your settings. This is how my Mom has been following all the adventures I write about in English.
Queridas alunos e alunos,
Me perguntam sempre, Chris preciso fazer um bolo quadrado para 50 pessoas. Um bolo redondo para 160 pessoas. Qual o tamanho e que altura deverá ter? Quantos andares? Pode me ajudar?
A resposta mais honesta é não, não posso te ajudar a calcular o rendimento dos seus bolos. Mas posso te explicar como fazer sozinha. Afinal esse é o meu estilo, não dou o peixe, mas ensino a pescar. Se você quer que eu te diga qual o tamanho do bolo, sinto muito, mas se quiser aprender a calcular é só continuar lendo.
O rendimento de cada bolo depende de vários fatores, do tamanho da fatia, do horário em que o bolo vai ser servido, se o bolo vai ser a única sobremesa ou terão mais doces, etc. Ah Chris, mas existem várias tabelas de rendimentos de fatias na internet! Sim, existem, mas como é que você vai usar uma tabela de outra pessoa como base do seu negócio (e do seu lucro) sem saber qual o tamanho da fatia que foi usada para o cálculo?
Deixa eu explicar. Você já deve ter ouvido falar na tabela de fatias da Wilton, mas não sei se sabe eles tem uma tabela para festa (party) e outra para casamento (wedding). Isso porque normalmente numa festa o bolo é a principal sobremesa (pelo menos aqui que não tem 50 mil docinhos) e num casamento uma fatia menor é suficiente, por isso que o mesmo tamanho de bolo pode servir um número de pessoas diferentes.
Outra coisa que influencia é a altura do bolo. Meus bolos tem 10cm de altura, então eu sugiro pro meu cliente que sirva fatias mais finas porque a quantidade de bolo continua a mesma se for uma fatia mais larga de um bolo mais baixo.
Quando conversamos com o cliente, antes de passar um orçamento é preciso saber todos os detalhes da festa, inclusive se a pessoa espera servir fatias normais ou fatias menores, se vai ser servido depois de um jantar ou depois de um coquetel só com salgadinhos.
Pode parecer complicado, mas eu acho que cabe a nós profissionais tentarmos antecipar as expectativas do cliente e orientá-los na melhor maneira. Eu normalmente ensino o cliente a cortar o bolo. Sabe porquê? Por que se o cliente não servir o número de pessoas que lhe foi dito a culpa vai ser sempre da boleira (assiste esse vídeo que no finalzinho eu explico exatamente isso).
Um exemplo prático:
Se as fatias forem de 2.5cm por 7.5cm (fatia de festa) um bolo quadrado de 31cm e 10cm de altura vai render 48 fatias e um bolo quadrado de 33cm vai render 56 fatias.
Se as fatias forem de 2.5cm por 5cm (fatia de casamento) um bolo quadrado do mesmo tamanho de 31 cm e 10cm de altura vai render 80 fatias e o de 33cm vai render 96 fatias.
Deu pra entender porque o tamanho da fatia influencia o rendimento?
Claro que na hora de servir o cliente raramente vai cortar exatamente como você explicou, vai ter aquele convidado que vai pedir uma “fatia fininha” (que é super difícil de cortar em bolos com recheio mole e grudento, tipo brigadeiro) mas essas fatias fininhas também compensam aqueles que comem duas fatias.
Como eu cobro por projeto e não por fatia, eu sempre entrego um pouco mais de bolo do que o cliente precisa. Eu prefiro assim. Eu uso o número de convidados mais a infomação se o bolo é a única sobremesa ou não pra definir quanto bolo o cliente precisa. Sempre passo o rendimento com os dois tamanhos de fatias e o cliente é quem decide.
Outra situação muito comum é a cliente te mostrar uma foto de um bolo e querer igual só que pra um número menor de fatias que do que design original rende. Vamos dizer que o bolo da foto é de 3 andares, mas ela só precisa servir 30 pessoas. Daí boleira fica quebrando a cabeça para tentar fazer uma cópia fiel daquele modelo só que menor (tipo bolo igual só que não).
O certo nesse caso seria você explicar pra cliente o seguinte: Se a ela te pede um bolo para X convidados você diz pra ela o tamanho que vai ficar ou se ela insiste que quer igual ao da foto você diz pra ela que o bolo rende Y fatias. No caso a cliente vai ter que escolher entre pagar o preço do bolo do tamanho certo ou encomendar um bolo que não é igual da foto. A informação quem passa é você, a decisão tem que ser dela.
Pode parecer complicado mas não é, só dá trabalho isso sim. Normalmente a gente pensa que é só saber assar e decorar, mas nosso trabalho começa muito antes. Porém uma vez que você criou a sua tabela de rendimento, acabou… pelo menos essa parte do trabalho.
Tudo bem Chris, mas como é que a gente calcula o rendimento? Isso eu explico na segunda parte desse post.
Até a próxima,
Chris
Speak Your Mind