Dicas da Chris #3 – Desmoldante Caseiro

Olá queridas,

Há algum tempo eu passei essa receitinha para algumas alunas e na época eu não imaginava o sucesso que ia ser. A receita não é de minha autoria, essa receita está por aí faz tempo com o nome de DIY Cake Release só que todas as receitas estão em inglês. Como a dica é das boas resolvi colocar aqui no blog em português, assim mais gente pode aproveitar. Uma receitinha fácil, que só leva três ingredientes mas que tem ajudado muita gente a economizar tempo e dinheiro.

Como você sabe, o jeito mais comum de evitar que seu bolo grude na forma é o tradicional untar e enfarinhar. Mas também já viram nos meus vídeos eu asso os bolos em assadeira inteira e não unto só uso papel manteiga. Outro fator porque eu não uso o método tradicional é que normalmente a casquinha nas laterais de bolo feito em assadeira untada e enfarinhada fica muito mais grossa do que com o bolo assado apenas papel manteiga no fundo da forma.

Muita gente ainda usa o método tradicional, seja por economia de tempo (quem é que gosta de ficar recortando papel manteiga pra caber no fundo da forma) ou economia de dinheiro. Tenho alunas também que em função da quantidade de trabalho e por praticidade, acabam comprado um produto chamado desmoldante. Esse produto é usado em padarias e confeitarias e por aqui também a gente encontra e o mais comum é o cake release da Wilton. Mas o que fazer quando acaba o produto??

Enfim, essa receitinha vai ajudar você a economizar tempo, dinheiro e o melhor de tudo é que o bolo fica com uma casquinha bem fininha. Pode ser usada para qualquer bolo, é ideal para bolo naked, mas também serve para outros doces e salgados, enfim qualquer coisa você precise untar.

fotos cedidas pela Cynthia Santos, Cibele Abrantes e Vanessa Bolos Decorados

fotos cedidas pela Cynthia Santos, Cibele Abrantes e Vanessa Bolos Decorados

Desmoldante Caseiro

INGREDIENTES
1 xícara de farinha
1 xícara gordura vegetal
1 xícara de óleo

*Você pode reduzir ou aumentar as quantidades, desde que sejam partes iguais de cada ingrediente
** Na falta de gordura vegetal uma aluna usou margarina com alto teor de lipídios e disse ter resultados semelhantes

MODO DE FAZER
Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture bem. Pronto simples assim.
Armazenar em recipiente hermético na geladeira.

MODO DE USAR
Quando for usar mergulhe um pincel na mistura e espalhe sobre fundo e os lados da fôrma. Não precisa muito, mas toda a superfície da forma precisa ser coberta.

Mas não adianta eu ficar aqui falando que é bom, olha só o que dizem quem já usou:

Sobre o CAKE RELEASE, fiz ,amei, xonei, DOREEEEIIII, o que que é issoooo gentemmm?? Já sai soltinho do forno, não gruda nada nada, não esfarelou a beira, NADICA DE NADAAAA. ATÉ NUNCA MAIS PAPEL MANTEIGA RSRS ,meu bolso agradece e minha paciência também. Vanusa M.

Nessa sexta feira, chuvosa, linda e gostosa..Só tenho uma coisa a dizer: O desmoldante da Chris mudou minha vida, a cada bolo assado,fico apaixonada por ele. Fernanda A.

Fiz meus testes com o cake release caseiro. É simplesmente fantástico!! Testei também numa forma hardcore, uma loucura, você tira do forno e os bichinhos já querem saltar das formas! Papel manteiga, never more! Economia de tempo e dinheiro!! Cynthia S.

Eu AMEI!!!!!! Exatamente, o bolo salta da forma! kkk assei pães de mel! Os bichinhos sairam da forminha que foi uma beleza. Cris D.

Antes eu media e recortava papel manteiga e colocava na forma, agora ganhei mais tempo no preparo de meus bolos com a utilização desse maravilhoso desmoldante. O bolo solta da forma com muita facilidade. Além disso este produto rende bastante. Incrível! Claudinha A.

Fiz hoje e ameiiii! O bolo soltou tão fácil quanto usando o desmoldante da Wilton!!! E o melhor, muito mais barato e se acabar eu faço mais rapidinho. Ahhhhh, na hora que fui por a gordura vegetal achei o cheiro meio forte e vi que estava vencida, então resolvi tentar com a margarina amélia culinária 80% lipídios. Pode não ser o ideal com a margarina, mas deu mega certo!!! E dura hein??? usei para 5 bolos hoje já e parece que nem mexe hahahahha Cibele A.

Até a próxima,
Chris

quem gostou compartilha ~ share this at

Comments

  1. Gostaria de saber por quanto tempo posso conservar na geladeira?

    • Berliosca says:

      Não tenho como dizer ao certo Helen, ainda mais nas condições climáticas do Brasil, mas o povo por aqui diz que dura horrores o que é bom porque rende muito. Na verdade não tem nada que estraga né, mas no calor do Brasil todo cuidado é pouco. Faça de pouquinho assim não fica velho nem rançoso.

  2. Josiane Delgado says:

    Olá… amei a dica, só fiquei em duvida no quesito farinha, queal seria: Trigo, rosca ou outra?

    abraços!!!

  3. Eu fiz, uso muuuuito e adoro! Dura um tempão (o meu está na geladeira há mais de 40 dias e está perfeito). É econômico e funciona mesmo. Obrigada pelas dicas Chef!

  4. Gente que Maravilha pode desenformar o bolo quente que não quebra e sai perfeito
    Eu usei a Qualy muito obrigado ,

  5. Laenia Azevedo says:

    Fiz hoje mas com minha ansiosidade nao esperei esfriar totalmente e o bolo quebrou, mas acredito que isso aconteceu por realmente nao ter esfriado totalmente como em qualquer situaçao, acredito q na proxima vez q usar, que sera em breve pois bolo aqui acaba rapido, rsrsr vou ter paciencia e vai desenformar direitinho, sei q o erro foi meu., obrigada por compartilhar essa receita.

  6. adriana says:

    oi
    sera que rola com farinha de arroz? nao posso usar gluten….

    • Berliosca says:

      Eu nunca tentei Adriana. Você não quer fazer um teste e me contar? Sugiro você fazer pouca quantidade, tipo duas colheres (medida) de cada ingrediente, substituindo a farinha de trigo pela de arroz. Tomara que dê certo!

  7. Paloma Fernanda says:

    Chris, essa gordura vegetal seria a hidrogenada?

  8. Alyna Castro says:

    A farinha que fala é de trigo?

  9. Há necessidade de untar as laterais?

  10. Gostaria de saber se a farinha seria a de trigo

  11. Edulia rocha says:

    Chef a medida da xícara ? Pesando quanto seria? Desde já obrigada!

    • Berliosca says:

      Pra esse receita de desmoldante você pode usar qualquer medida, desde que seja a mesma para todos os ingredientes. Não recomendo fazer mais que uma xícara (sempre xícara medida, não xícara de chá).

  12. sergio mendonça says:

    obrigado pela dica, realmente um produto excelente fiz com os dois (marg e ou gord) ficou muito bom

  13. Livia Raquel says:

    OPA estava precisando p minha forma nordic , obrigada

  14. Rosineide Isaura da Silva says:

    O óleo pode ser de soja?

  15. Oi, tudo bem?
    Gostaria de saber que tipo de óleo é pra ser usado?
    Obrigada

  16. Simplesmente maravilhoso, perfeito, achei essa receita ontem e já testei ontem msm, usei margarina Doriana, farinha e óleo de soja, deu mega certo, obrigada por compartilhar.

  17. ANA PAULA LIMA DOS SANTOS says:

    Olá realmente está receita é ótima, usei para untar as forminhas de pão de mel , um espetáculo, indico que façam

Speak Your Mind

*